Saturday 29 June 2013

Franguinho na panela, by Moacyr dos Santos e Paraíso (Brazil)

Fraguinho na panela
L: Moacyr dos Santos (Brazil)
P: Paraíso (Brazil)

O recanto onde moro é uma linda passarela
O carijó canta cedo, bem pertinho da janela
Eu levanto quando bate o sininho da capela
E lá vou eu pro roçado, tenho Deus de sentinela
Têm dia que o meu almoço, é um pão com mortadela
Mais lá no meu ranchinho a mulher e os filhinhos
Tem franguinho na panela
Eu tenho um burrinho preto bão de arado e bão de sela
Pro leitinho das crianças, a vaquinha Cinderela
Galinhada no terreiro papagaio tagarela
Eu ando de qualquer jeito, de butina ou de chinela
Na roça se a fome aperta, vou apertando a fivela
Mais lá no meu ranchinho a mulher e os filhinhos
Tem franguinho na panela
Quando eu fico sem serviço a tristeza me atropela
Eu pego uns bicos pra fora, deixo cedo a corruptela
Eu levo meu viradinho é um fundinho de tigela
É só farinha com ovo, mas da gema bem amarela
É esse o meu almoço, que desce seco na goela
Mais lá no meu ranchinho a mulher e os filhinhos
Tem franguinho na panela
Minha mulher é um doce e diz que sou o doce dela
Ela faz tudo pra mim, tudo o que eu faço é pra ela
Não vestimos lã nem linho é no algodão e na flanela
É assim a nossa vida, que levamos na cautela
Se eu morrer Deus dá um jeito, pois a vida é muito bela
Não vai faltar no ranchinho pra mulher e os filhinhos
Um franguinho na panela.


"Paraíso era por sinal muito amigo de Moacyr dos Santos e "Franguinho na Panela" teve uma história, já que Moacyr um dia foi ao escritório de Paraíso e lhe mostrou um rascunho da música, a qual encantou o parceiro que, ocupado, acabou deixando para outro dia.
Porém, poucos dias depois, Moacyr dos Santos faleceu e Paraíso, bastante chateado, tentava lembrar como era a melodia da música e nada, até que, muito tempo depois, uma dupla caipira foi ao seu escritório, querendo orientação para gravar um disco e, numa fita, levavam também uma gravação do que seria a idéia básica do mesmo "Franguinho na Panela". Moacyr dos Santos, que também era amigo dessa dupla, havia apresentado a eles a música. Paraíso fez então o acabamento tão desejado e a primeira gravação ficou a cargo de Craveiro e Cravinho, que marcou o retorno à carreira artística, e com sucesso imediato" (Sandra Cristina Peripato, "Moacyr dos Santos", in Recanto Caipira)

No comments:

Post a Comment